sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Mentes criativas são conhecidas por sobreviverem a qualquer tipo de mau aprendizado." Anna Freud )




 The White House, Washington
  This week, thousands of folks have shared how $40 less in every paycheck would affect them if Congress didn't extend the payroll tax cut for 160 million Americans.
And it worked.
This afternoon, lawmakers got this done. The President will sign that bill into law next week, and we've already invited some of the folks who shared their stories to come to the White House when he does.
The past few days have been a constant reminder of how incredible it can be when people from all walks of life join together to speak out. On Tuesday, we sat down with another group of Americans who added their voices to the debate, and they recorded a message just for you. It's a powerful thing to watch.
40 Dollar Stories
There will be other fights in the weeks and the months ahead when the kind of engagement they're talking about in this video could make all the difference. So check it out, then pass it along to anyone who is skeptical that real people can't have an impact:
Thanks,
David
David Plouffe
Senior Advisor to the President


Design ecológico ou ecodesign é o termo para uma crescente tendência mundial nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é desenvolver produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e/ ou minimizem o seu impacto ambiental sendo assim amigáveis para o meio ambiente.
Mas a relação do design com a ecologia, não é nova como parece, o primeiro designer a ter consciência do impacto ambiental da profissão foi o americano Victor Papanek nos anos 1970. Visionário, foi um homem a frente do seu tempo, mas mesmo assim ridicularizado pelos colegas,que acreditavam que esta preocupação pela relação do design com o entorno artificial e natural era exagerado.

Ele escreveu o livro "Design for the real world", onde já expressava desesperadamente essa preocupação com a relação homem-natureza e o papel do design em essa relação como produtor de artefatos. Outra figura importante no tema é o designer e engenheiro Buckminster Fuller, também um visionário e pioneiro na relação homem-natureza.


Sabemos hoje que grande parte dos problemas ambientais atuais foram causados pela mesma engenharia, design, manufatura tradicional que sempre desconsiderou qualquer posterior impacto ambiental na hora de projetar, manufaturar, transportar e vender bens e serviços.


O ecodesign é a aplicação prática de requisitos ambientais de projeto desde o inicio, substituindo então a matéria-prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente.



Devemos lembrar que o design ecológico além de um papel tecnológico, de otimização, também tem um papel educativo, já que conscientiza o consumidor sobre o seu presente impacto negativo no ambiente, e como é possível minimizar esse impacto negativo pelo consumo de produtos, sistemas, serviços ecológicos.



O ecodesign é, acima de tudo, o reconhecimento de que como civilização devemos aproximar-nos novamente da Natureza e aprender ou reaprender dela os seus processos naturais e aplicá-los quando possível ao mundo material e artificial do homem.



Alguns princípios abaixo do ecodesign são fielmente cumpridos desde o momento em que o designer e engenheiro tem um novo projeto. O ecodesign também permite exploração de novos conceitos de produtos, sistemas, serviços já que a tendência é a miniaturização da tecnologia, e o uso cada vez mais de materiais derivados da natureza.

O ecodesign pode ser classificado como uma etapa anterior ao design sustentável,conceito usado erronêamente, já que a ideia de uma sociedade sustentável em todos os seus âmbitos implica uma mudança de todos os sistemas de produção, manufatura, consumo e pós-consumo.

Essa mudança ainda não é possível, assim por agora temos o design apenas ecológico e não sustentável. Essa mudança de paradigma deve ocorrer em um novo sistema de pensamento, de inovação, não podemos pedir um novo sistema civilizacional, usando parâmetros, ferramentas deste sistema presente que causou a presente crise global ambiental e financeira.



 Princípios do EcodesignEscolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não-tóxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação.

Eficiência energética: utilizar processos de fabricação com menos energia.


Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;


Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo.


Reutilização/Reaproveitamento: Propor objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados sustentáveis




O Programa Petrobras Esporte & Cidadania recebe inscrições de Projetos Esportivos Educacionais pelo seu site até o dia 1º de março. Mas atenção! Sua inscrição somente será efetivada após o recebimento do conjunto de documentos obrigatórios na caixa postal da Seleção Pública. São eles: 
  • Sumário do Formulário de Inscrição;
  • Projeto apresentado no Ministério do Esporte com o nº SLIE;
  • Formulários do Plano Pedagógico e Plano de Comunicação;
  • Documento de comprovação de inscrição junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e/ou inscrição junto ao Conselho Municipal de Esporte;
  • Estatuto Social, com pelo menos um ano de existência, que expresse a finalidade esportiva no objeto. 
Ainda tem dúvidas? A equipe da Petrobras está à sua disposição através daCaravana Virtual ou pelo telefone 0800-78-9001.