sábado, 5 de junho de 2010

"A harmonia da sociedade, como da natureza, consiste e depende da variedade e antagonismo dos seus elementos e caracteres." (Marquês de Maricá)




Dia Mundial do Meio Ambiente:
 05 de junho.
 Hora de refletir: o que estamos fazendo para salvar o planeta?

Se a resposta envolve atitudes como poupar água, separar o lixo, evitar deslocamentos com automóveis que utilizam combustíveis fósseis desnecessariamente… Parabéns! Você está fazendo sua parte. Mas não basta!

O Portal novohamburgo.org aproveita o momento de atenção especial à ecologia para lembrar que é preciso mais para não terminarmos com a natureza ao nosso redor. Alguns especialistas, aliás, já nem acreditam mais em uma salvação.

Para além de pensar sobre o que cada um pode fazer individualmente, a solução passa pela revisão do modelo econômico baseado em fontes de energia poluentes e não renováveis. Pelo menos é que aponta o Greenpeace.

A tragédia ambiental no Golfo do México (EUA) é uma espécie de estopim. Em 47 dias, uma plataforma de petróleo da companhia inglesa British Petroleum que afundou já despejou cerca de 87 milhões de litros de óleo no mar. Os prejuízos são irreparáveis. Do jeito que está, não dá mais…

BRASIL – Donos do “pulmão” do planeta, a Floresta Amazônica, os brasileiros começam a se dar conta que um dia ela também pode acabar. Organizações não Governamentais – ONG’s se mobilizam contra as alterações propostas ao Código Florestal que tramitam no Congresso Nacional.

De acordo com o coordenador do Greenpeace, Rafael Cruz, as atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente em 2010 são uma tentativa de abrir o debate com a população. “É um momento muito oportuno. O relatório sobre as mudanças do Código Florestal redigido pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) pode ser apresentado na próxima terça-feira, dia 08.”

Segundo o ativista, a proposta de um novo código é determinante para o futuro das florestas no Brasil. Cruz alerta que a bancada ruralista no Congresso Nacional quer derrubar o Código Florestal, anistiar quem cometeu crimes ambientais nas últimas cinco décadas e aumentar o limite de desmatamento em áreas de preservação permanente.

História

Não é por acaso que 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi quando ocorreu a Conferência da Organização das Nações Unidas – ONU sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972. Foram discutidos pela primeira vez os problemas ambientais em âmbito mundial. A data passou a ser lembrada, então, com o objetivo de sensibilizar os governos e a população.

Antes disso, no entanto, ainda no Século 19, o biólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919) criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente. Propôs, em 1866, o nome Ecologia para esse ramo da Biologia. Os problemas ambientais passaram a preocupar cientistas do mundo inteiro.
________________________


Desabafo...

Você pode experimentar como é ser um dirigente de futebol... Você têm a chance de escolher os jogadores certos para o seu time, treinar suas jovens promessas, planejar as finanças do time e criar a escalação e a tática correta para cada jogo, promover o clube, colocar ele no ranking dos melhores do Brasil,ou quem sabe até do mundo... Mas também posso  garantir que também pode ser a pior experiência que você pode ter...
http://www.brazilianpress.com/20100602/social_edilton_ny/edilton_ny.htm
________________________________-




Ninguém pode ter outro interesse se não o de que se consolide o regime de liberdade, sem o qual não há nação que possa qualificar-se de civilizada"



[ Juscelino Kubitschek de Oliveira ]